Competências

Compete ao ouvidor

  • Receber pelo Sistema Informatizado da Controladoria Geral da União Fala.BR/CGU, com link na página da Ouvidoria/UFMS,  solicitações, sugestões, reclamações, elogios ou denúncias apresentadas pela comunidade acadêmica (alunos, professores e técnicos administrativos) e pela comunidade em geral de acordo com art. 3º,  § 3º da Instrução Normativo 01/2014 OGU/CGU;
  • Examinar e identificar as causas e procedência das manifestações recebidas;
  • Analisar, interpretar e sistematizar as manifestações recebidas;
  • Processar e analisar os meios para solucionar todas as demandas, utilizando-se de todos os recursos possíveis;
  • Encaminhar a demanda aos setores responsáveis e acompanhar as providências tomadas, através de prazo estabelecido;
  • Dar ciência e manter informado o interessado das providências tomadas quando for de interesse individual e quando for de interesse público, informar coletivamente;
  • Sugerir ou recomendar a adoção de medidas visando o aperfeiçoamento e o bom funcionamento da Instituição;
  • Divulgar os serviços prestados pela Ouvidoria;
  • Prestar, quando solicitado, informações e esclarecimentos ao Reitor, Pró-reitores, Diretores de Centro, Coordenadores e Chefias;
  • Proteger os direitos dos manifestantes, bem como, resguardar a UFMS de acusações ou críticas infundadas;
  • Manter sigilo sobre a identidade do manifestante, quando solicitado, ou quando tal providência se fizer necessário sempre observando o interesse individual e o interesse público;
  • Controlar o inventário e a manutenção de materiais e equipamentos de uso da Ouvidoria;
  • Estabelecer e divulgar os meios de acesso para implementação de suas atividades: através do site da UFMS de forma clara e de fácil acesso no portal de entrada da página; telefone interno e externo; fax; correspondência – via correio ou diretamente no protocolo central da UFMS; contato pessoal ou por formulários de fácil entendimento.
  • Promover a cidadania de forma efetiva e integral em todas as suas ações.