Registre sua manifestação
O registro de sua manifestação deve ser feito pelo Fala.BR – Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação. Ao fazer o registro, é importante descrever a situação de maneira clara e detalhada, incluindo informações como datas, locais e fatos relevantes. Também é fundamental anexar documentos, fotos, imagens ou qualquer material que ajude a comprovar as alegações. Caso possível, identifique as pessoas envolvidas na situação.
A Ouvidoria da UFMS receberá sua manifestação, realizará a análise e encaminhará às áreas responsáveis. A resposta final será enviada diretamente pela Plataforma Fala.BR.
Sobre manifestações com identificação:
Quando o usuário se identificar, caso as informações fornecidas sejam insuficientes para análise, a Ouvidoria solicitará a complementação dos dados. A manifestação será arquivada se o usuário não fornecer as informações adicionais dentro do prazo de 20 dias.
Sobre manifestações anônimas:
Para manifestações anônimas, o usuário não poderá acompanhar o andamento nem a sua conclusão. Além disso, a Ouvidoria não poderá solicitar informações adicionais caso sejam necessárias. Por isso, recomendamos que as manifestações anônimas sejam o mais completas possível.
Prazos:
A Ouvidoria tem até 30 dias para responder à manifestação, podendo prorrogar esse prazo por mais 30 dias, mediante justificativa. Já para os pedidos de acesso à informação, o prazo para resposta é de 20 dias, que podem ser prorrogados, de maneira justificada, por mais 10 dias.
Ainda tem dúvidas?
Se você tem alguma dúvida sobre como registrar sua manifestação, ou não sabe manifestação fazer, veja essas dicas.
Registre sua manifestação no Fala.BR:
*Em caso de dúvidas para inserir a manifestação no sistema Fala.BR, acesse o manual do sistema, que orienta como fazer uma manifestação, como consultar seu andamento e como complementar, caso sejam necessárias mais informações.